Translate

sábado, 10 de novembro de 2012

Concentração - por Sri Swami Sivananda

Fonte: http://www.be8.com/profiles/blogs/concentration-part1-by-1

Parte-1 concentração por Sri.Swami Sivananda


Queridos todos,

Se você concentrar os raios do sol através de uma lente, poderá queimar um algodão ou um pedaço de papel, mas os raios espalhados não podem realizar este ato. Se você quer falar com um homem à distância, você faz um funil com a mão e fala. As ondas sonoras são coletadas em um ponto e depois direcionados para o homem. Ele pode ouvir o seu discurso de forma muito clara. A água é convertida em vapor e o vapor é concentrado em um ponto. A locomotiva se move. Todos estes são exemplos de ondas concentradas. Da mesma maneira, se você coletar os raios dissipados da mente e concentrá-los em um ponto, você terá concentração maravilhosa. A mente concentrada servirá como um holofote potente para descobrir os tesouros da alma e alcançar a riqueza suprema do Atman (o Ser), a felicidade eterna, a imortalidade e alegria perene.

O Raja Yoga real começa a partir de concentração. Concentração se funde na meditação. Concentração é uma parte de meditação.

A meditação segue a concentração. O Samadhi (erstado super consciente) segue a meditação. O estado Jivanmukti (ser liberto) segue a realização do Nirvikalpa Samadhi, o qual é livre de todos os pensamentos da dualidade.  Jivanmukti leva à emancipação da roda de nascimento e morte. Portanto, a concentração é a primeira e mais importante de todas as coisas que um aspirante espiritual deve adquirir no caminho espiritual.

Você nasceu para concentrar a mente em Deus, após coletar os raios mentais dispersos em vários objetos. Esse é o seu importante dever. Você esquece o dever em razão da paixão (Moha) pela família, filhos, dinheiro, poder, posição, respeito, nome e fama.

A concentração da mente em Deus, depois da purificação, pode lhe dar felicidade e conhecimento verdadeiros. Você nasceu apenas para esse fim. Você é levado aos objetos externos através do apego e do amor apaixonado.


                                        O QUE É A CONCENTRAÇÃO?

Uma vez um erudito em sânscrito aproximou-se de Kabir e lhe perguntou: "Ó Kabir, o que você está fazendo agora?". Kabir respondeu: "Ó Pundit, estou destacando a mente dos objetos mundanos e anexando-a aos pés de lótus do Senhor". Esta é a concentração.

Concentração ou Dharana é centrar a mente em um pensamento único.  Os vedantinos tentar fixar a mente no Atman. Esta é a sua concentração (Dharana). Hatha yogues e Raja yogues concentram sua mente nos seis Chakras (centros de energia). Devotos (Bhaktas) concentram-se em sua divindade tutelar. A concentração é uma grande necessidade para todos os aspirantes.

Durante a concentração, os vários raios da mente são coletados e focalizados sobre o objeto de concentração. Não haverá jogo da mente. Uma idéia ocupa a mente. Toda a energia da mente está concentrada naquela idéia única. Os sentidos se tornam quietos. Eles não funcionam. Quando há concentração profunda, não há consciência do corpo e dos arredores.

Quando você estuda um livro com profundo interesse, você não ouve se um homem grita e te chama pelo seu nome. Você não vê uma pessoa quando ela está na sua frente. Você não sente o cheiro da doce fragrância das flores que colocadas sobre a mesa ao seu lado. Esta é a concentração ou unidirecionalidade da mente. A mente está fixa firmemente em uma coisa. Você deve ter uma concentração profunda assim, quando pensar em Deus ou no Atman.

Todo mundo possui alguma habilidade para se concentrar. Todo mundo se concentra em certa medida, quando lê um livro, quando escreve uma carta, quando joga tênis e, de fato, quando faz qualquer tipo de trabalho. Mas, para fins espirituais, a concentração deve ser desenvolvida a um grau infinito.

Há grande concentração quando você joga cartas ou xadrez, mas a mente não está preenchida com pensamentos puros e divinos. Os conteúdos mentais são de natureza indesejável. Você dificilmente poderá experimentar a emoção divina, o êxtase e a elevação quando a mente estiver cheia de pensamentos impuros. Cada objeto tem suas próprias associações mentais. Você terá que encher a mente com pensamentos sublimes, espirituais. Só então a mente será expurgada de todos os pensamentos mundanos.

A imagem do Senhor Jesus, Buda ou do Senhor Krishna está associada com idéias sublimes, ativadores da alma; xadrez e cartas estão associados às idéias de jogos de azar, enganações e assim por diante.

! Continuará!


Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Hare Krishna Hare Krishna Krishna Krishna Hare Hare