Translate

domingo, 17 de abril de 2011

Arrependimento e culpa

Há uma diferença entre o verdadeiro arrependimento e a culpa (arrependimento subjetivo).

A culpa nada tem a ver com o verdadeiro arrependimento. Aquele que se culpa não está verdadeiramente arrependido, está somente preocupado consigo mesmo. A culpa é simplesmente um defeito a mais.

Sentir-se culpado não é arrepender-se. Os egos da culpa criam terríveis problemas emocionais.

Arrepender-se verdadeiramente é abandonar definitivamente algo que se fez, nunca mais querer voltar àquilo. Sentir-se culpado é simplesmente sentir-se receoso ou triste pelas consequências negativas e destrutivas que possam recair sobre nós, a partir de atos que nós mesmos provocamos.

A culpa é uma forma subjetiva de arrependimento. Os danos do arrependimento subjetivo podem ser vários. Veja esta matéria:


Muitos estudantes gnósticos confundiram o arrependimento subjetivo (culpa) com o arrependimento objetivo e verdadeiro. O arrependimento objetivo resulta da compreensão profunda do que se faz, enquanto o arrependimento subjetivo é, no fundo, mero impulso de auto-preservação.

À medida que morremos, o arrependimento verdadeiro vai surgindo, até o dia em que negamos totalmente a nós mesmos. Então, deixamos os velhos costumes, não por temor das consequências, mas por compreendermos que realmente não serviam para nada e só atrapalhavam a nossa vida e a dos demais.

Não confundamos, então, a culpa com o arrependimento.

De nada adianta culpar-se por não ter se transformado em um Buda após vinte ou trinta anos de trabalho. Tal sentimento de culpa não mudará a situação para melhor (embora possa causar doenças). Ao invés de sofrermos com sentimentos de culpa, melhor é sermos sérios daqui para frente, dissolver os egos de culpa, praticar todos os dias e esquecer o tempo, colhendo os resultados no final da existência.



2 comentários:

  1. Muito bom. Excelente e muito esclarecedor!

    Eu estive errando por algum tempo com esse tipo de arrependimento subjetivo, mas depois vi que não leva a nada mesmo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.