Translate

domingo, 4 de abril de 2010

A mente e o ego

Há uma diferença radical entre a mente e os sentimentos. A mente é a matéria-prima dos pensamentos, imaginações, raciocínios, lembranças e das nossas memórias. O sentimento é uma forma mais duradoura assumida pelas emoções. Emoções e sentimentos estão interligados, são quase uma só coisa. A mente radica na cabeça e as emoções no coração. Aqui se inicia uma confusão.

Acontece que os desejos são sentidos fortemente no centro emocional, sob a forma de emoções inferiores. Por serem sentidos no coração, aqueles que querem se livrar do desejo tentam sufocar os próprios sentimentos ao invés de matá-los. Contudo, a raiz do problema não está ali, mas sim na cabeça: são as imagens mentais. No fundo do sentimento se encontra a mente e é precisamente ali que temos que trabalhar.

De nada adianta tentar "não sentir nada" porque a origem do sentir está no pensar. Se não penso, não sinto. Se estou sentindo, é porque estou pensando. Se estou sentindo e não percebo pensamento algum correspondente, é porque o mesmo está se processando inconscientemente, nas sombras, sem que eu possa vê-lo. Temos que atacar o Ego em nossa cabeça, antes de tudo. Tentar "segurar" ou controlar o centro sexual, o emocional ou outros centros, enquanto se enche a cabeça de imagens que nutrem o defeito, é cometer auto-agressão e cair no fracasso. Pensar é a primeira, mas não a única, forma de nutrir defeitos.

Em "Tratado de Medicina Oculta y Magia Practica", o V.M.Samael ensina que todos os sofrimentos humanos radicam na mente e que nenhuma dor por preocupações terrenais, isto é, por apego à matéria, pode chegar ao Íntimo. Isto significa que sofremos porque pensamos no sofrimento, nos lembramos dele e que aquele que for capaz de não pensar, não será atingido, nem mesmo pelo sofrimento físico intenso das doenças. O V.M. ensina ainda que os pensamentos são a principal forma de alimentar e fortificar os desejos.

"La cueva del deseo está en la mente. El cuerpo de deseo es tan sólo un instrumento emotivo de la mente." (Tercera Parte: Plantas y sus Poderes Magicos - cap. intitulado "La Mente")

Portanto, tal como ensinam Blavatsky e Samael, a morte dos desejos requer antes de mais nada que acabemos com os pensamentos. Tentar combater emoções, sentimentos, vícios, impulsos etc. sem combater os pensamentos correspondentes é arrebentar-se interiormente. É isso o que fazem muitos religiosos e os pobres sofrem horrivelmente. Sugiro aos irmãos católicos e protestantes que buscam verdadeiramente a santidade que disciplinem os pensamentos antes de tudo. Matar os maus pensamentos é estratégico e todas as tentativas que não forem por aí fracassam.

Um homem poderá tentar deter seus impulsos sexuais, mas se não silenciar as imagens e tagarelices mentais relacionadas, se despedaçará interiormente e cairá ainda mais profundamente no vício.

A chave para a morte dos desejos é a morte dos pensamentos. E a chave para a morte dos pensamentos são a vigilância e a oração. Nós vigiamos (observamos) e oramos (pedimos). Então Deus os mata. É Deus que mata os inimigos interiores do homem, não é o homem que os segura. A parte humana somente pede e a parte divina atua.

Este ensinamento dos V.V.M.M. Samael e Blavatsky, converge com uma orientação do V.M.R. de que não devemos levar a mente ao sexo oposto durante prática do arcano. Na verdade, podemos expandir essa orientação para todos os âmbitos da manifestação do ego.

Sempre que estamos possessos, é porque, de algum modo, estamos levando a mente ao problema, ao objeto da ira, da preocupação ou do desejo. O primeiro a fazer, quando estamos obsessionados por um Ego, é focar a atenção na cabeça, na mente, e não levar a mente ao objeto desencadeador do desejo ou do impulso.

Se você está obsessionado, é porque está pensando naquilo de algum modo. Coloque sua atenção na cabeça um pouco, aquiete seus pensamentos a respeito e você verá que a situação irá melhorar dali há pouco.

Suponhamos que você esteja tomado de luxúria por uma mulher. Obviamente, você está pensando nela de diversas maneiras e não conseguirá observar nenhum centro se continuar com tais pensamentos. Use a pequena margem de livre arbitrio que possui e pare seus pensamentos, interrompa-os. Então você verá como irá melhorar! Em seguida, poderá observar-se e estudar essa luxuria nos demais centros.

A mente é estratégica para a Morte. Começamos a mudar pelo centro intelectual. Tentar começar pelo centro emocional, pelo centro sexual ou pelo centro motor é absurdo.

Quando eliminamos um defeito, resta ainda na mente sua recordação. A recordação do sabor daquele desejo permanece no fundo da mente e mais leve pensamento pode acordá-la.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.