Translate

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Alimentamos os defeitos diariamente

Alimentamos os defeitos a todo instante, sem nos darmos conta. Através de pensamentos, imaginações, falas, atitudes etc. reforçamos a nossa prisão interior.

Com uma simples frase, expressão facial, forma de andar ou se vestir, podemos estar fortificando algum defeito. O simples fato de imaginarmos uma mulher desejável proporciona, por exemplo, energia ao defeito da luxúria.

Se quisermos nossa liberação, o caminho a seguir é: não fortificar os defeitos de nenhuma forma.

É ilógico e absurdo tentar destruir um defeito ao mesmo tempo em que o alimentamos. Fortificar o inimigo do qual queremos nos livrar é um contra-senso.

Muitas pessoas lutam contra seus defeitos mas não vigiam os detalhes por meio dos quais os alimentam e reforçam. Fazem esforços em vão, fortificam o inimigo interior, como se pisassem no freio e no acelerador simultaneamente.

Somente com pensar, recordar ou mencionar algo, podemos estar alimentando defeitos correspondentes.
Quando queremos acabar com um defeito, temos que retirar de nossa vida tudo o que o alimente. Todos os canais de alimentação devem ser cortados, a começar pelos pensamentos. Nenhum pensamento que alimente o defeito deve ser deixado vivo. Além dos pensamentos, toda conduta e fala que o alimentem também devem ser eliminados. Dito em outros termos, TUDO o que se relacione, direta ou indiretamente, com o defeito que almejamos eliminar tem que ser cortado de nossa vida. Se algo for permitido, o defeito não morrerá.

Não poderei eliminar a luxúria de modo algum se manter conversas morbosas com meus amigos, se assistir filmes pornográficos ou ficar fantasiando sexo de várias maneiras. Não eliminarei o medo se ficar assistindo a filmes de terror, pensando no perigo, comentando sobre o perigo com as pessoas todo o tempo (o que difere de alertá-las). Um determinado ego pode colher energia e alimentar-se de diversas maneiras, por muitos canais, como fazem os capilares das raízes de uma árvore. A auto-observação consiste em descobrir os muitos canais por meio dos quais um defeito se alimenta, os quais estão escondidos em nossa vida, se processam na sombra, sem que os vejamos. Lançando a luz da auto-observação a todo instante, os descobrimos. Nisso consiste a descoberta de si mesmo, o auto-conhecimento e a compreensão dos defeitos.

Se, mesmo aplicando esta técnica de retirada dos “capilares”, o defeito que você quer eliminar não enfraqueceu, isso significa que você continua lhe fornecendo alimentos sem dar-se conta, que há muitos outros “capilares” que você não está vendo, ou seja, há muitos outros canais de alimentação escondidos em sua conduta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.