Translate

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Generalizações indevidas dos velhacos do intelecto

Acreditam os velhacos do intelecto que toda concepção religiosa se fundamenta em crenças, carecendo de experimentação e de comprovação. Esta idéia perpassa todos os seus discursos, é um pressuposto constante.
Quando muito, tentam explicar a experiência espiritual em termos químicos, biológicos e psiquiátricos, reduzindo-a, como se isso resolvesse o problema o problema lógico que evocam. O verdadeiro teor dessas experiências não lhes interessa e eles preferem iludir-se com suas explicações superficiais, visto que as mesmas se encaixam perfeitamente em seus entendimentos deficientes.
É comum que generalizem a partir das concepções católico-protestantes, considerando que todas as experiências místicas sejam semelhantes. E evitam a todo custo se debruçar sobre este ponto.
A idéia de "alucinação" é uma ferramenta que lhes é muito útil nesses casos, visto que serve para acobertar problemas lógicos que, de outra forma, teriam que ser encarados.
Em suma, para reforçar a crença de que toda experiência espiritual é falsa e carece de fundamentos comprobatórios, os velhacos evocam a idéia de que as mesmas são meras fantasias criadas pela mente, nas quais o experienciante passa a acreditar. É claro que não assume isso, mas tal pressuposto é visível para qualquer um que analise com cuidado seus discursos. Para defender a tese de que toda experiência mística é um conjunto de crenças, eles se valem da idéia de "alucinação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.